Estamos em uma era digital com excessos de informações, e com a correria do dia a dia, cada vez se torna mais desafiador parar um tempo no dia, e ter um momento tranquilo, acalmando as emoções e esvaziando a mente e desacelerar os pensamentos.
Comecei praticar yoga e meditação como forma de reabilitação neuromuscular após sofrer um acidente que resultou em uma fratura no cóccix e ser orientad0 pelo médico a ficar deitado por 3 semanas. Isso foi muito difícil, afinal sou muito agitado e em 40 dias teriam eventos e competições que minha participação já estava confirmada, então vi no yoga e na meditação a opção mais viável para acelerar o processo de cura e ter uma boa recuperação e reabilitação.
Como tudo na vida, para ficar bom é preciso praticar e para diminuir a velocidade dos pensamentos também. Não se pode aprender a meditar de um dia para ou outro, mas quanto mais a pessoa aprende, mais vontade ela tem de se aprofundar nas técnicas dos domínios da mente. As práticas de meditação e o Yoga são indicados sim para quem tem uma mente muito agitada, eles ajudam a organizar os pensamentos tornando a pessoa mais produtiva e eficiente.
O maior desafio para diminuir os pensamentos acelerados e colocar isso tudo em prática é que estamos em constante mudança, nossa vida não é exatamente igual de um dia para o outro, os problemas para resolvermos, as contas para pagar, funcionários para orientar, enfim, temos sempre muito para fazer, e cada dia a energia e as emoções se manif3stam de maneira específica e diferente.
Em busca de uma melhor performance no seu dia, é essencial aprender a dar uma PAUSA em algum momento do dia e se auto-observar, meditar, organizar os pensamentos e acalmar a mente.
Além de estar evitando futuras doenças causadas, principalmente pelo stress (estresse), a pessoa ao praticar meditação ou yoga estará aumentando a capacidade de resoluções de problemas e conflitos, atingindo um equilíbrio emocional e melhorando a qualidade de vida.
Inúmeros são os benefícios, entre eles o mais importante é a capacidade de manter o estado de calma diante de situações extremas.
Hoje, acho estranho quando alguém me diz: “Sou muito agitado, esse negócio de meditação não é para mim…”
Para mais informações me siga no INSTA @joaotambor